Portas
sem fechadura, fios desencapados, mesas quebradas e troca-troca de professores.
Uma aluna de apenas 13 anos criou seu próprio "diário de classe"
virtual para apontar e tentar resolver os problemas da escola onde estuda, em
Florianópolis.
Aluna da
7ª série, Isadora Faber conta que teve a ideia durante as férias, após descobrir
o blog de uma estudante que fotografava a merenda escolar. "Vi que minha
escola tinha muito mais problemas do que a comida", diz.
Assim
surgiu a página "Diário de Classe" no Facebook, onde ela mostra
problemas de infraestrutura da escola, como fotos de fechaduras quebradas e
tomadas desprotegidas, e vídeos de aulas.
Em menos
de um mês, a página ganhou o apoio de internautas pelo país --até esta
terça-feira, tinha 47 mil seguidores. O cenário é a escola municipal Maria
Tomázia Coelho, no bairro Santinho, onde Isadora estuda há sete anos.
No
colégio, nem todo mundo "curtiu" a iniciativa. "A diretora me
chamou e os professores começaram a dar indiretas na sala de aula", diz a
garota. "Também disseram que iam me processar."
A mãe,
Mel Faber, 45, aprova a atitude da filha e diz que foi chamada na escola duas
vezes. Segundo ela, a diretora lhe disse que apoiava a iniciativa, mas pediu
que a página fosse apagada. "Ela está exercendo a cidadania", diz.
Mãe e
filha afirmam ainda que a garota passou a sofrer represálias de funcionários.
Segundo
Isadora, desde que criou a página, em julho, parte dos problemas na escola
foram resolvidos.
A
Secretaria de Educação de Florianópolis afirma que tomou conhecimento da página
apenas ontem e agendou uma reunião com a direção do colégio para ver o que foi
publicado no Facebook, verificar os problemas apontados pela aluna e tomar
providências. A reportagem não conseguiu contato com a diretora da escola. (NATÁLIA
CANCIAN)
Fonte:folhaonline
DO BLOG: Um exemplo de como utilizar a internet de forma inteligente e corajosa para mostrar a sociedade os problemas existentes em nossas instituições. SEM ANONIMATO, SEM SE ESCONDER. UM EXEMPLO A SER SEGUIDO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário