PARTICIPAÇÃO NO TRIBUNAL DO JÚRI - ESTAGIÁRIO DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE PAU DOS FERROS/RN-

PARTICIPAÇÃO NO TRIBUNAL DO JÚRI  - ESTAGIÁRIO DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE PAU DOS FERROS/RN-
A APROVAÇÃO NA SEGUNDA FASE DA OAB CONSOLIDA UM PROCESSO QUE CULMINARÁ COM A CONCLUSÃO DO CURSO EM 2015 E OPORTUNAMENTE EXERCER O EXECÍCIO DA ADVOCACIA.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

HORTALIÇAS: REMÉDIOS DO FUTURO?


Hortaliças: remédios do futuro?
As hortaliças são indispensáveis na alimentação. Os legumes e as verduras, alimentos tão comuns no nosso dia a dia, pertencem ao grupo das hortaliças.
Este grupo compreende todos os vegetais cultivados em horta, cujas partes são comestíveis: caule, raízes, folhas, flores, frutos e sementes.
As hortaliças são indispensáveis na alimentação, as quais devem constituir de 4 a 5 porções de vegetais por dia, para que o organismo funcione bem e se mantenha saudável.
Depois de descobrir os seus principais benefícios, você não vai mais fazer careta para os vegetais. Confira:
• São leves e de fácil digestão: auxiliam na saciedade, fornecendo poucas calorias;
• Fornecem água, nutriente indispensável para o organismo;
• Por serem ricos em fibras, auxiliam no bom funcionamento do intestino. E por falar em fibras, elas também protegem o organismo contra doenças como, por exemplo, na diminuição da taxa de colesterol total já que auxiliam na redução do temido "colesterol ruim;
• Contêm minerais e vitaminas (as últimas podem estar presentes sob a forma de pigmentos, sendo precursores de vitaminas) que são responsáveis por propriedades importantes no combate de doenças como a gripe, entre tantas outras.
Muitos estudos têm sido elaborados para determinar as reais propriedades dos vegetais e, evidentemente, eles serão os "remédios do futuro", utilizados na prevenção de doenças crônicas como o câncer e as doenças cardiovasculares.
Não é em vão que cada hortaliça possui uma coloração; as cores variam do verde, passando pelo amarelo, até chegar no roxo. Cada pigmento é responsável por uma propriedade e justamente por esta razão que todas as hortaliças são indispensáveis para o organismo. Saiba quais são os pigmentos dos vegetais, suas funções e em que alimentos eles estão presentes:
É importante salientar que muitos estudos ainda devem ser realizados para que possam levantar quais são as propriedades das hortaliças, se os princípios ativos são realmente absorvidos pelo organismo e as quantidades exatas que devem ser consumidas diariamente, para que o efeito seja significativo. Entretanto, embora não se tenha resposta para todas essas dúvidas, sabe-se que uma alimentação rica em hortaliças fornece substâncias antioxidantes, que auxiliam na prevenção de doenças crônicas. Antioxidante é uma substância capaz de impedir a ação dos radicais livres presentes no organismo, já que estes, em excesso, danificam as células saudáveis e, dessa forma, aumentam o risco de desenvolvimento de câncer, doenças cardíacas e envelhecimento precoce.
As hortaliças podem ser consumidas cruas (como saladas), em sucos e em preparações (cozidos, sopas, purês, pudins, suflês, recheados, fritos, sauté, ensopados, refogados, gratinados e como recheios de bolinhos e croquetes). Opções não faltam! É evidente que o consumo de vegetais crus garante um maior aporte de vitaminas e minerais, considerando que o processo de cocção acarreta em perdas significativas de alguns micronutrientes. Entretanto, independente da forma de consumo, o importante é que os vegetais são alimentos ricos em fibras, minerais e vitaminas que vão nutrir o seu organismo de saúde!
Por:
Roberta Stella
Nutricionista formada pela Universidade de São Paulo (USP)

120 ANOS DO PAINEL DE SÃO FRANCISCO


120 anos do Painel de São Francisco

Canindé - O Painel de São Francisco das Chagas é a grande atração das festividades. Criado no dia 24 de setembro de 1890, pelo padre Manoel Cordeiro da Cruz, o orgulho do povo de Canindé tornou-se uma relíquia para a Igreja Católica. Ontem foram prestadas homenagens das mais diversas ao painel, que completa 120 anos.
A armação de madeira foi confeccionada na Bahia e a estampa, na Itália. Possuia iluminação à base de lamparinas e velas que, com o tempo e a modernidade, deram lugar a uma iluminação alimentada por baterias. Depois de muitos anos fazendo parte das festividades, ele foi restaurado em 1989.
O Painel de São Francisco, que representa um misto de fé e devoção dos romeiros e do povo de Canindé, só deixa a Casa dos Milagres três vezes ao ano, no dia 2 de agosto, quando a igreja comemora o Perdão de Assis; no dia 17 de setembro, data que celebra as Chagas de São Francisco, na festa de São Francisco.
A grande atração dos festejos alusivos a São Francisco pesa 600 quilos e são necessárias 18 pessoas para levá-lo até a Praça dos Romeiros. Durante a caminhada é feito um revezamento e cada cinco minutos um devoto pega no andor. Quando chega ao destino final, mais de 50 pessoas têm participado da louvação e devoção ao painel.
A importância é tão grande que até uma música foi feita para homenagear os 120 anos, pelo compositor e cantor Rodézio Silva que traz em trecho, os dizeres: ´´Painel de São Francisco abençoando Canindé, são 120 anos de devoção e de fé´´.
Desde sábado que a cidade está tomada de devotos. Paulo Ricardo Vasconcelos Pereira, de 46 anos, diz que participa da caminhada do painel há 24 anos. ´´É um grande momento para mim´´,diz. A previsão do pároco e reitor do santuário, Frei João Amilton dos Santos é que 300 mil pessoas visitem a cidade nesse feriado prolongado. Hoje a festa prossegue com mais uma procissão e novena, às 18 horas, saindo da Basílica até a Praça do Romeiro.