PARTICIPAÇÃO NO TRIBUNAL DO JÚRI - ESTAGIÁRIO DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE PAU DOS FERROS/RN-

PARTICIPAÇÃO NO TRIBUNAL DO JÚRI  - ESTAGIÁRIO DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE PAU DOS FERROS/RN-
A APROVAÇÃO NA SEGUNDA FASE DA OAB CONSOLIDA UM PROCESSO QUE CULMINARÁ COM A CONCLUSÃO DO CURSO EM 2015 E OPORTUNAMENTE EXERCER O EXECÍCIO DA ADVOCACIA.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

120 ANOS DO PAINEL DE SÃO FRANCISCO


120 anos do Painel de São Francisco

Canindé - O Painel de São Francisco das Chagas é a grande atração das festividades. Criado no dia 24 de setembro de 1890, pelo padre Manoel Cordeiro da Cruz, o orgulho do povo de Canindé tornou-se uma relíquia para a Igreja Católica. Ontem foram prestadas homenagens das mais diversas ao painel, que completa 120 anos.
A armação de madeira foi confeccionada na Bahia e a estampa, na Itália. Possuia iluminação à base de lamparinas e velas que, com o tempo e a modernidade, deram lugar a uma iluminação alimentada por baterias. Depois de muitos anos fazendo parte das festividades, ele foi restaurado em 1989.
O Painel de São Francisco, que representa um misto de fé e devoção dos romeiros e do povo de Canindé, só deixa a Casa dos Milagres três vezes ao ano, no dia 2 de agosto, quando a igreja comemora o Perdão de Assis; no dia 17 de setembro, data que celebra as Chagas de São Francisco, na festa de São Francisco.
A grande atração dos festejos alusivos a São Francisco pesa 600 quilos e são necessárias 18 pessoas para levá-lo até a Praça dos Romeiros. Durante a caminhada é feito um revezamento e cada cinco minutos um devoto pega no andor. Quando chega ao destino final, mais de 50 pessoas têm participado da louvação e devoção ao painel.
A importância é tão grande que até uma música foi feita para homenagear os 120 anos, pelo compositor e cantor Rodézio Silva que traz em trecho, os dizeres: ´´Painel de São Francisco abençoando Canindé, são 120 anos de devoção e de fé´´.
Desde sábado que a cidade está tomada de devotos. Paulo Ricardo Vasconcelos Pereira, de 46 anos, diz que participa da caminhada do painel há 24 anos. ´´É um grande momento para mim´´,diz. A previsão do pároco e reitor do santuário, Frei João Amilton dos Santos é que 300 mil pessoas visitem a cidade nesse feriado prolongado. Hoje a festa prossegue com mais uma procissão e novena, às 18 horas, saindo da Basílica até a Praça do Romeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário