PARTICIPAÇÃO NO TRIBUNAL DO JÚRI - ESTAGIÁRIO DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE PAU DOS FERROS/RN-

PARTICIPAÇÃO NO TRIBUNAL DO JÚRI  - ESTAGIÁRIO DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE PAU DOS FERROS/RN-
A APROVAÇÃO NA SEGUNDA FASE DA OAB CONSOLIDA UM PROCESSO QUE CULMINARÁ COM A CONCLUSÃO DO CURSO EM 2015 E OPORTUNAMENTE EXERCER O EXECÍCIO DA ADVOCACIA.

sábado, 10 de dezembro de 2011

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

PREOCUPAÇÃO COM A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE MARCA REDAÇÃO CAMPEÃ EM DESENHOS

Ao desenvolver o tema "que município eu desejo para o meu futuro" o estudante ARYSNÁGILO WALDONIER P. VIEIRA DA QUARTA SÉRIE, externou suas preocupações com espaços de qualidades para atendimento nas áreas de SAÚDE, EDUCAÇÃO, ESPORTES. Defendeu a cobertura das quadras poliesportivas, pois dado as características climáticas da nossa região, com muitas horas de sol causticante é praticamente inviável a prática esportiva das crianças nesses espaços, uma vez que os horários de temperatura mais amena como no final da tarde e a noite as quadras são utilizadas pelos adultos. Outra preocupação bastante pertinente foi com o MEIO AMBIENTE, certamente se lembrou do amontoado de LIXO PRÓXIMO A SUA ESCOLA ou no LIXÃO as margens da BR-405 próximo a sua comunidade. Fez referências a ausência da COLETA SELETIVA em seu município, o que diminuiria a grande quantidade de LIXO como também proporcionaria um reaproveitamento de vários tipos de materiais. Não esqueceu também do processo de DESMATAMENTO tão presente nas suas vizinhanças, principalmente na região serrana e nas margens de rio apodi-mossoró que corta a sua comunidade. Deve ter lembrado também das várias noites que viu a serra iluminada com FOGO colocado de forma descuidada ou criminosa por alguém que não tem nenhum compromisso com a FLORA E FAUNA do nosso município. O ALERTA FOI DADO, CABE AGORA NÓS ADULTOS AJUDAR NA CONSTRUÇÃO DESSE NOVO MUNICÍPIO, PARA ISSO É PRECISO TERMOS PESSOAS CAPACITADAS, COM ESSA VISÃO DE COMPROMISSO SOCIAL COM ESTAS QUESTÕES NOS DIVERSOS ESPAÇOS PÚBLICOS, COMO ESCOLAS, IGREJAS, ASSOCIAÇÕES, MAS PRINCIPALMENTE NOS PODERES LEGISLATIVO E EXECUTIVO MUNICIPAL. PENSEMOS NISSO!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

COLETA SELETIVA


Coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos.

No sistema de coleta seletiva, os materiais recicláveis são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros. Existem indústrias que reutilizam estes materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos.

Pilhas e baterias também são separadas, pois quando descartadas no meio ambiente provocam contaminação do solo. Embora não possam ser reutilizados, estes materiais ganham um destino apropriado para não gerarem a poluição do meio ambiente.

Os lixos hospitalares também merecem um tratamento especial, pois costumam estar infectados com grande quantidade de vírus e bactérias. Desta forma, são retirados dos hospitais de forma específica (com procedimentos seguros) e levados para a incineração em locais especiais.

A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresa, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.

domingo, 4 de dezembro de 2011

O QUE É CORONELISMO

O coronelismo foi um sistema de poder político que vicejou na época da República Velha (1889-1930), caracterizado pelo enorme poder concentrado em mãos de um poderoso local, geralmente um grande proprietário, um dono de latifúndio, um fazendeiro ou um senhor de engenho próspero. Ele não só marcou a vida política e eleitoral do Brasil de então como fez por contribuir para a formação de um clima muito próprio, cultural, musical e literário que fez da sua figura um participante ativo do imaginário simbólico nacional. Não só os homens de letras procuraram reproduzir em seus livros o que era viver sob o domínio de um coronel, como os feitos e as façanhas deles foram transmitidas, a luz de velas, de lamparinas e de lâmpadas, pela história oral do avô para o seu neto, fazendo com que quase todo mundo soubesse de uma "história" ou "causo do coronel". Identificado com o Brasil do passado, agrário, rústico e arcaico, ele ainda sobrevive em certas comarcas e em certos estados do Nordeste brasileiro como o poderoso "mandão local", uma espécie de velho barão feudal que, desconsiderando as razões do tempo e da época, insiste em manter-se vivo e atuante.

QUALQUER SEMELHANÇA COM FATOS DA VIDA REAL É MERA COINCIDÊNCIA.