PARTICIPAÇÃO NO TRIBUNAL DO JÚRI - ESTAGIÁRIO DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE PAU DOS FERROS/RN-

PARTICIPAÇÃO NO TRIBUNAL DO JÚRI  - ESTAGIÁRIO DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE PAU DOS FERROS/RN-
A APROVAÇÃO NA SEGUNDA FASE DA OAB CONSOLIDA UM PROCESSO QUE CULMINARÁ COM A CONCLUSÃO DO CURSO EM 2015 E OPORTUNAMENTE EXERCER O EXECÍCIO DA ADVOCACIA.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Carta de frei Gilvander contra a Transposição do rio São Francisco


(Foto Dom Luiz Cappio)

Essa carta de frei Gilvander Luís Moreira a Fernando Valença foi publicada no livro Trans Posição Francisco, organização de Julio Meiron, Márcia Vaitsman, Evandro Carlos Nicolau, Luzi Mizukami, Jarbas Galhardo e Paula Tubelis, São Paulo: Ed. Editorial, 2009, p. 65-72.
Belo Horizonte, 15 de fevereiro de 2009

Prezado Fernando Valença,

Li alguns “artigos“ seu no sítio do Ministério da Integração Nacional defendendo o projeto de transposição de águas do rio São Francisco. Em um deles, você diz que “o Projeto São Francisco não tem defeito! De nenhuma natureza! É a obra de engenharia mais bem bolada que o ser humano fez até o presente, em matéria de transposição de água! Ninguém pode apontar imperfeição/erro, nele! Ao contrário, porque é a perfeição em matéria de Engenharia hídrica!“

Essa sua afirmação e outras no mesmo nível me levaram a escrever-lhe esta carta.

Assim como você, fui criado no Semi-árido, não o nordestino, mas o mineiro. Fui criado em Arinos, noroeste de Minas. Tirei muita água na cisterna, no braço, tocando um saril que trazia o balde para cima, cisterna de 22 metros de profundidade. Quando a cisterna secava, buscávamos água na grota da Onça. Quando esta secava, buscávamos água no rio Claro (que cai no rio Urucuia, um dos grandes afluentes do Velho Chico), no ombro, no jegue, à cavalo. Tomei muito banho em dois litros de água na bacia. Logo, Fernando, senti na minha própria péle o que é sobreviver no semi-árido, na escassez de água. Aprendi a ter encantamento, respeito e veneração pelas águas.

Caro Fernando, dedico minha vida e meu sacerdócio acompanhando Comunidades Eclesiais de Base – CEBs -, a Comissão Pastoral da Terra – CPT -, Pastorais Sociais e a Via Campesina. Lutamos por justiça social, por reforma agrária e pela construção de uma sociedade sustentável. Animado pela Campanha da Fraternidade de 2004 – Água, fonte de vida – nós da Paróquia N. Sra. do Carmo, de Belo Horiozonte, juntamente com as organizações, acima citadas, abraçamos a defesa de mananciais de abastecimento público, especificamente lutamos contra a mineração de Capão Xavier, em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, onde há quatro mananciais que abastecem dez por cento da capital mineira. Lamentavelmente a VALE está, de forma autoritária e ao arrepio das leis ambientais, minerando Capão Xavier e, conforme o EIA-RIMA causará uma redução na vazão dos mananciais da ordem de quarenta por cento. Estamos também participando do mutirão para a construção de um milhão de cisternas no semi-árido. Isso tudo nos levou a abraçar a luta contra o projeto de transposição do rio São Francisco. Vivo, hoje, na bacia são-franciscana. Já morei no Pernambuco e fiz missões em vários municípios do sertão paraibano.

Seguimos a trilha do bispo dom Flávio Cappio que tem santa autoridade para questionar este faraônico e estúpido projeto. Frei Luiz ouve, há mais de trinta anos, os clamores do rio São Francisco, do povo pobre da bacia são-franciscana e do semi-árido nordestino. Ele é um profeta na luta em defesa da vida do rio São Francisco e do seu Povo. Feliz de um povo que ouve a voz dos seus profetas. Temos assessoria jurídica muito boa. E estamos bem calçados pelo parecer de hidrólogos, geólogos, doutores em recursos hídricos, sociólogos e em sintonia com a sabedoria popular do povo ribeirinho que é empobrecido assim como o povo nordestino do semi-árido. Assim, gostaria de elencar, abaixo, uma série de argumentos que moveram Dom Cappio a fazer duas greves de fome contra o projeto de transposição do Velho Chico e que nos move a continuar firmes na luta pela paralisação das obras de transposição, antes que seja tarde demais.

Fernando, a maior devastação ambiental da história do Brasil está em curso. A obra de Transposição de águas do rio São Francisco é algo muito grave que está acontecendo no Brasil. O governo federal do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva se nega “com unhas e dentes” a um diálogo franco e transparente sobre o projeto. O poder midiático compactua com o Governo Federal e não abre espaço para que um debate autêntico seja feito.
O geógrafo Aziz Ab’Sáber[1], no artigo “A quem serve a transposição?”, pondera: “O risco final é que, atravessando acidentes geográficos consideráveis, como a elevação da escarpa do Araripe – com grande gasto de energia! -, a transposição acabe por significar apenas um canal tímido de água, de duvidosa validade econômica e interesse social, de grande custo, e que acabaria, sobretudo, por movimentar o mercado especulativo, da terra e da política. No fim, tudo apareceria como o movimento geral de transformar todo o espaço em mercadoria”, 

Fernando, é muito sensato o voto de Ayres de Brito pela suspensão da obra de transposição. Ele foi voto vencido no plenário do Supremo Tribunal Federal – STF -, em 19/12/2007, ocasião em que o STF autorizou o reinício das obras. No seu voto, Ayres declarou: “Se formos aplicar o princípio da precaução, as obras da Transposição teriam que ser paralisadas. Se uma pessoa está doente, não pode doar sangue. Decisões de tal envergadura deveriam ser discutidas pelo Congresso Nacional”, conforme exigência constitucional.

Concordamos com Dom Cappio, quando diz: “O Rio São Francisco é o grande fator de vida da população. É aquele que garante a vida de milhões de nordestinos. Por isso chamado de Pai e Mãe de todo um povo.A vida do povo depende da vida do rio. Se o rio estiver bem, com saúde, o povo também gozará de saúde. Se o rio ficar doente, como se encontra hoje, o povo também sofrerá as conseqüências. E se o rio vier a morrer, o povo morrerá com seu rio.A vocação do Velho Chico é a de servir, gerar vida. Mas “anêmico não doa sangue”. Se quisermos que o Velho Chico continue sendo gerador de vida para milhões de brasileiros do Semi-Árido, é necessário que antes de tudo seja revitalizado.“

Num testemunho profético, frei Luiz pondera: “Cheguei aos sertões baianos do São Francisco, há 33 anos atrás, e logo me identifiquei com o rio. Dia após dias, nestes anos todos, fui observando a degradação ambiental e social do Rio São Francisco e de seus afluentes. Os ribeirinhos diziam das dificuldades crescentes em tirar das águas seu sustento: peixe escasso, vazantes menos produtivas, bancos de areia, navegação difícil, águas poluídas, rasas ... Em um ano de peregrinação, em 1992, das nascentes à foz do Velho Chico, ficou evidente que seus principais problemas são o desmatamento, para as monoculturas e as carvoarias, que diminui os mananciais e provoca o assoreamento; a poluição urbana, industrial, minerária e agrícola; a irrigação, que além dos agrotóxicos, consome águas; as barragens e hidrelétricas que expulsam comunidades, impedem os ciclos naturais do rio e comprometem 80% de suas vazões com a energia elétrica; a pobreza e o abandono da população, a que mais sofre com as conseqüências destes abusos.“

Prezado Fernando, no artigo “testemunho acerca do bispo Dom Cappio, Leonardo Boff, teólogo da libertação,  assevera: “O governo bolou o seu projeto, enfiou-o goela abaixo no povo, inventou audiências, discussões no Congresso que nunca houve (perguntei a vários deputados que negaram absolutamente que houve tal discussão). Não tomou em conta a opinião da  comunidade científica como a de  Aldo Rabelo, nosso maior cientista em águas, Ab’Saber e de outros do próprio Nordeste, não considerou a proposta da ANA (Agência Nacional de Águas) que fez o Mapa de Águas do Nordeste com a proposta de abastecimento urbano (omitiu a inclusão da área rural) envolvendo 34 milhões de pessoas (a do governo apenas 12 milhões) beneficiando mais de 1300 municípios (o do governo são algumas centenas) a um preço que é metade daquele orçado oficialmente (cerca de 6 bilhões de reais contra 3,6 da ANA), não incluindo o que já está em curso – o projeto da ASA (Articulação do Semi-Árido) - com a construção de um milhão de cisternas (já se construíram 200 mil) num projeto inteligente (2 em um: duas cisternas, uma para beber, outra para irrigar e um pedaço de terra). Uma audiência propalada pelo governo foi feita na quinta-feira de carnaval (imagine o carnaval da Bahia...) num hotel cinco estrelas, em Salvador, a 800 km do rio S. Francisco. Quem iria participar desta audiência? É pura formalidade....E assim outras atitudes autoritárias vindas de cima, desconsiderando a acumulação feita pelas comunidades, com discussões impositivas, cooptação de lideranças comunitárias e políticas.....algo, portanto, nada democrático. Os que vivem na região conhecem suas elites econômicas, os interesses das grandes empreiteiras, os planos do agronegócio de exportação, e a parca destinação, apenas 4% da água para a dessedentação humana e animal.”

Caro Fernando, faço questão de citar também um nordestino, doutor em semi-árido. No artigo “TRANSPOSIÇÃO: uma análise cartesiana”, Manoel Bomfim Ribeiro[2] demonstra que „“o Nordeste já possui um grande manancial de água construído pela tenacidade do homem do Nordeste. É um grande cubo de 37 quilômetros cúbicos de água armazenados nos milhares de reservatórios espalhados por todos os quadrantes do Semi-Árido. Falta apenas uma grande e potente rede de adutoras para levar essa água a todos os recantos desta grande região. Essa rede já começou, faltando tão-somente dotações e recursos para o aceleramento das obras. Essas adutoras independem do canal da Transposição porque as águas já estão acumuladas nos seus reservatórios... No ano de 2001, uma consulta ao BIRD[3] feita pelo Ministério da Integração Nacional sobre empréstimo para a Transposição, recebeu uma resposta negativa, aconselhando aquele Banco que se fizesse primeiro o aproveitamento das águas já existentes no Semi-Árido. Um bolo de palmatória. Por essa razão, essa mega obra não possui recursos externos. A partir de 2004 é a história que conhecemos. Houve muita discrepância de projeto quanto aos volumes a transportar. De 300m³/s mudaram para 260, 145 127, 64, 26, e por aí vai. Uma total incerteza do que pretendem, uma falta de análise aprofundada. O mais recente é transportar 64m³/s, mas a estrutura concebida e projetada é para 127m³/s, ou seja 2,1 bilhões de m³/ano. Vale lembrar que numa só noite chuvosa, com precipitação de 700 mm num terço do Semi-Árido (300.000 km²) desabam sobre esta superfície exatamente 2,1 bilhões de m³ de água, o volume que querem levar com tanto trabalho e despesas. Isso é realidade, não é sofisma. No meu livro, recentemente publicado, A POTENCIALIDADE DO SEMI-ÁRIDO BRASILEIRO, detalhamos os caminhos das águas que irão ser transportadas pelos canais. Serão despejadas em oito açudes que já detêm 13 bilhões de m³ de água nos seus bojos. O total, entretanto, que o Semi-Árido já acumula é de 37 bilhões de m³ de água, que, segundo o governo, não resolveram o problema hídrico da região. Agora, entretanto, vai ser resolvido com 2,1 bilhões. Tenham a santa paciência! Isso é uma afronta aos técnicos do País, uma total falta de respeito aos engenheiros do Brasil. Até o leigo, até o analfabeto não entende porque 2,10 bilhões de m³ vão abastecer 12 milhões de habitantes e os 37 bilhões não abastecem. Ridículo.”

Fernando, desculpe, mas Manoel Bomfim tem muitos outros argumentos contra a Transposição. Diz ele: “Trata-se de uma obra inócua e desprovida de significado, pois que o Nordeste Setentrional, penhoradamente, agradece e dispensa as águas do rio São Francisco, por total e absoluta falta de necessidade, uma vez que já acumula, somente nos oito grandes açudes, 13 bilhões de metros cúbicos de água, (cinco vezes e meia a Baía da Guanabara), exatamente os oito açudes plurianuais que irão receber os magros 2 bilhões/m³ anuais (127m³/s) aduzidos do canal da Transposição. A evaporação anual dos 13 bilhões é da ordem de 4 bilhões, o dobro da água que vai chegar do rio. Mais ainda, os três estados mais ávidos por mais água, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará já acumulam nos seus imensos reservatórios 26 bilhões de metros cúbicos, 70% das águas reservadas no Semi-Árido brasileiro, 11 vezes as águas da baia da Guanabara. Pela vulnerabilidade desse grande Projeto, numa análise cartesiana, somos levados a pensar que ele não resistirá a uma travessia administrativa e pode morrer na praia.“

Caro Fernando, você deve conhecer João Abner Guimarães Júnior[4], que em inúmeras entrevistas sobre a transposição de águas do Rio São Francisco, sendo um perito no assunto, arremata: “Transposição é um projeto politicamente inconseqüente, economicamente inviável, socialmente injusto e ecologicamente covarde. Bastaria qualquer uma dessas três condições ser verdadeira para justificar o abandono do projeto. A transposição é politicamente inconseqüente porque gera um conflito na federação brasileira e nos estados do Nordeste que será permanente, com tendência a se agravar - uma briga pelo uso da água. No momento em que se tira água da bacia do São Francisco para levar para o Ceará, a Paraíba e o Rio Grande do Norte (os estados receptores), uma injustiça é cometida com o povo doador (alagoanos, baianos, mineiros, pernambucanos e sergipanos) que possui disponibilidade hídrica de 360 metros cúbicos por segundo (m³/s) para abastecer uma população de 13 milhões de pessoas. No Ceará, por exemplo, a disponibilidade per capita é melhor: 215 m³/s para 7,5 milhões, sendo que fenômeno semelhante acontece também com o Rio Grande do Norte. Outro aspecto fundamental é que, na bacia do rio São Francisco, 335m³/s dos 360m³/s de água disponível já estão comprometidos. Portanto, os 25m³/s que o governo diz que vai tirar, não é pouco, mas sim o que resta de água ainda não outorgada no rio. Esse número de 1% (o governo alega que vai retirar apenas essa quantidade) é relativo a vazão média na barragem de Sobradinho, mas essa não é uma boa referência. Deve-se trabalhar com a vazão firme (aquilo que é garantido que o rio vai ter, mesmo em períodos de seca), que é de 1.860m³/s. Desses, apenas 360 estão disponíveis. O resto, 1.500m³/s, já é utilizado para a produção de energia elétrica. E essa água tem uma função importantíssima. 95% da energia do Nordeste é de fonte hidráulica - uma fonte barata. É um erro dizer que o São Francisco está jogando água no mar. Esta água tem uma função importante como geradora de energia. É daí que vem o segundo conflito gerado pela transposição. Um conflito nacional. Como o sistema CHESF (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) já está funcionando no seu limite, a transposição vai implicar uma mudança muito grande na matriz energética no Nordeste uma vez que será necessário trazer energia de fora ou gerá-la por meio de termoelétricas, o que polui mais e é mais dispendioso. Além disso, terá que se produzir energia para a transposição e para os usos da nova água nos estados receptores; para não falar da água que vai ser retirada com a transposição. A implicação disso tudo é um aumento de custo da energia elétrica em todo o sistema nacional.”

Prezado Fernando, precisamos ouvir também outro nordestino: João Suassuna[5], que no texto “Transposição do rio São Francisco: Caneco de ouro” informa: “diante do potencial hídrico existente na Região, os técnicos da SBPC recomendaram, em reunião no Recife, em agosto de 2004, que se procedesse à construção de uma infra-estrutura hidráulica capaz de atender às necessidades da população, partindo-se das bacias dos estados que seriam receptores das águas do rio São Francisco (Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba), para as bacias dos estados exportadores (Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais), isto é, de jusante para montante, priorizando-se o acesso às águas das represas, dos poços, cisternas rurais, barragens subterrâneas, etc., fontes estas detentoras de volumes capazes de suprir, até com certa folga, as necessidades diárias da população nordestina, bastando, para tanto, proceder-se ao indispensável gerenciamento desses recursos.”

Fernando, não podemos esquecer também dos direitos dos povos indígenas e quilombolas. O projeto de Transposição atinge de forma violenta ainda, direta ou indiretamente, mais de 40 comunidades indígenas e 153 comunidades quilombolas localizadas nas regiões da bacia do Rio São Francisco, tornando-o totalmente inconstitucional, uma vez que não foram consultados os próprios indígenas e muito menos tramitou pelo Congresso Nacional, instância responsável para dar autorização ou não.

Fernando, não acredite na propaganda do Governo Federal. É enganosa. A verdade é que a transposição atende primeiramente aos interesses de grupos do agronegócio e das indústrias e em seguida às necessidades do povo sofredor, o que configura falta de equidade. Os dados falam por si: 70% da água deve ser destinada a projetos de irrigação, 26% para a indústria e abastecimento urbano e 4% para populações rurais do Semi-Árido. Fernando, atenção! Não se irrite! Esses dados estão escritos no Projeto. É só ler na íntegra o projeto. Não podemos ler somente a peça publicitária de Ciro Gomes e Geddel.

Fernando, imagino que você já deve estar nervoso. Tenha calma. Ouça só mais um pouquinho. Estou terminando. Para arrematar, digo: a transposição começou, mas não irá muito longe, nem muito menos terminará, pois é um projeto inviável economicamente, ilegal e imoral segundo as leis ambientais e segundo a Constituição de 1988, injusto eticamente, politicamente autoritário e ecologicamente insustentável. A história julgará o Presidente Lula e os apoiadores deste insano e covarde projeto, a obra mais cara da história do Brasil. Um camponês do Ceará disse: “Projeto grande, faraônico, não beneficia os pequenos. O que beneficia os pequenos são projetos pequenos, multiplicados aos milhares”.

Nosso projeto é muito maior. Queremos água para 44 milhões, não só para 12. Para nove estados, não apenas quatro. Para 1356 municípios, não apenas 397. Tudo pela metade do preço. O Atlas e as iniciativas da ASA (sociedade civil) são muito mais abrangentes e têm finalidade no abastecimento humano.

Caro Fernando, não deu para ser mais conciso. Se os argumentos, acima arrolados, não forem o suficiente, sugiro a leitura do livro Dom Cappio: Rio e Povo, que organizei, Co-ed. CEBI-CPT e Diocese de Barra, São Leopoldo, RS, 2008. Lá estão 57 pequenos textos de 23 intelectuais orgânicos.

P.S.: Concordo inteiramente com os argumentos de Vitorio Rodrigues de Andrade, de Petrolina, PE, exposto em carta enviada a Otávio Carvalho.

Assim sendo, com todo respeito, manifesto minha posição contrária ao projeto de transposição de águas do rio São Francisco. O Rio, a biodiversidade e o povo agradecem.

Sem mais para o momento, um abraço terno,

Atenciosamente

Frei Gilvander Luís Moreira
Fonte: www.domtotal.com.br

POLITICOS TRADICIONAIS OBRIGAM SEUS ELEITORES A COLOCAR RETRATOS E BANDEIRAS EM SUAS CASAS



No nordeste brasileiro sempre foi comum os coronéis identificar seus animais, sua boiada através do Ferro. Ao entrarem para a política e como forma de identificar e obrigar os eleitores a votarem em seus candidatos os mesmos se valem do mesmos mecanismos, FERRAR OS SEUS ELEITORES, só que na política o ferro é disfarçado por outros instrumento COMO BANDEIRAS E FOTOS QUE SÃO AFIXADAS NAS FACHADAS DAS CASAS PARA MOSTRAR A TODOS QUE AQUELA FAMÍLIA É OBJETO DE USO DO CORONEL.

Relaçao de Famílias beneficiadas com o Bolsa Estiagem em Jose da Penha



O Programa Bolsa Estiagem é um Programa do Governo Federal que busca ajudar aqueles pequenos agricultores e agricultoras familiares que tiveram perdas na produção em decorrência da Estiagem 2012 para os municípios que não fizeram a adesão ao Programa Garantia Safra. A bolsa será de R$ 400,00, divididos em 5 parcelas de R$ 80,00. Esta relação foi feita com base no Cadastro Único. O pagamento será feito de acordo com o calendário de pagamento do Bolsa Família.
ESTE ANO É BOM VOCÊ COBRAR DO SEU PREFEITO PARA QUE ELE FAÇA A ADESÃO AO GARANTIA SAFRA, SE NÃO VOCÊ PODERÁ FICAR DE FORA NO PRÓXIMO ANO NOVAMENTE.

RELAÇAO DE BENEFICIÁRIOS NO MUNICÍPIO DE JOSE DA PENHA
RN José da Penha 16064670380 ALRINETE FERNANDES SILVA SIM
RN José da Penha 16010230269 ANA CRISTINA BARBOSA DA SILVA SIM
RN José da Penha 16052936712 ANA PATRICIA DE OLIVEIRA FONTES SIM
RN José da Penha 16006372127 ANA PAULA MELQUIADES DA SILVA SIM
RN José da Penha 16157399415 ANA REGINA LUCIANA DE SOUZA SIM
RN José da Penha 16061928859 ANAZETH FERNANDES DA COSTA SIM
RN José da Penha 16010220425 ANTONIA LOPES DE SOUZA SILVA SIM
RN José da Penha 16010220387 ANTONIA LUCIENE DA SILVA SIM
RN José da Penha 16167817392 ANTONIA MARIA FERNANDES DE SOUZA SIM
RN José da Penha 16021209142 ANTONIA NEUMA DA COSTA SOARES SIM
RN José da Penha 16068983081 ANTONIO ITAÉCIO EDUVIRGENES DA SILVA SIM
RN José da Penha 16010238448 AUDISMARIA DE ARAÚJO OLIVEIRA SIM
RN José da Penha 16010242852 BENEDITA MARIA DANTAS DE OLIVEIRA SIM
RN José da Penha 16010243069 BENEDITA MARIA DE JESUS SILVA SIM
RN José da Penha 16062079073 CARLOS ALBERTO DA SILVA SIM
RN José da Penha 16062248770 CHIRLENE DA SILVA MELO SIM
RN José da Penha 16073678062 CLAUDIA SOARES DE BRITO SIM
RN José da Penha 16053009416 CLAUDIVANIA MARIA DE OLIVEIRA SILVA SIM
RN José da Penha 22802297731 CLEIDISMENE LIBANIO DE OLIVEIRA SIM
RN José da Penha 16140481784 DAIZE FERREIRA DE ALMEIDA SIM
RN José da Penha 16010058024 DAMIANA LEIDIANY DA SILVA SANTANA SIM
RN José da Penha 21203983745 DAMIANA MARIA DA CONCEIÇÃO SIM
RN José da Penha 16061943904 DANÚSIA KERLEIDE COSTA SILVA SIM
RN José da Penha 16069012209 DAURA MARIA VIEIRA ROCHA SIM
RN José da Penha 16010265453 DUCICLEIA FONTES BARBOSA BELARMINO S IM
RN José da Penha 13119553645 EDIKELY DE ARAUJO MORAIS SIM
RN José da Penha 16041238695 EDILANIA MARIA MAIA FERNANDES SIM
RN José da Penha 16010267855 EDILENE MARIA DA SILVA PAIVA SIM
RN José da Penha 21214746162 EDINETE DA SILVA CIRIACO SIM
RN José da Penha 16158923401 ELEILDO DA SILVA GONÇALVES SIM
RN José da Penha 16158924610 ELENILDO DA SILVA GONÇALVES SIM
RN José da Penha 16069035233 ELIANDRA DA SILVA FONTES SIM
RN José da Penha 12992967647 ELIANE GOMES DE LIMA NÃO
RN José da Penha 16010284350 ELIVANIA FERREIRA DE LIMA MAIA SIM
RN José da Penha 16052953773 EMERSON FERREIRA DE MORAIS SIM
RN José da Penha 16295729771 ESTER DENILDA DA SILVA SIM
RN José da Penha 13075686645 FABIANA MARIA FERREIRA MAIA SIM
RN José da Penha 20037643864 FRANCINALDO DO NASCIMENTO SIM
RN José da Penha 12920335814 FRANCISCA ELIANA CARDOSO SIM
RN José da Penha 12329489317 FRANCISCA ELIONEIDE FONTES ALVES SIM
RN José da Penha 22012960951 FRANCISCA JOCELIA FILHA SIM
RN José da Penha 16052961970 FRANCISCA LUCIANA DA SILVEIRA COSTA SIM
RN José da Penha 16179038148 FRANCISCA MORAIS DO NASCIMENTO SIM
RN José da Penha 16010314470 FRANCISCA NEUMA DE SOUZA SIM
RN José da Penha 16283030174 FRANCISCA NUBIA DA SILVA SIM
RN José da Penha 20036193024 FRANCISCA RISOLEIDE DE SOUZA SILVA SIM
RN José da Penha 16010311544 FRANCISCA VALCILENE LEITE SIM
RN José da Penha 16295313370 FRANCISCO DAS CHAGAS DA SILVA SIM
RN José da Penha 20036192621 FRANCISCO DAS CHAGAS DE SOUZA SIM
RN José da Penha 16061991577 FRANCISCO DE ASSIS EDUARDO SIM
RN José da Penha 16075725246 FRANCISCO ERISMAR DE SANTANA SIM
RN José da Penha 20036171322 FRANCISCO ERIVAM BELARMINO DE MORAIS S I M
RN José da Penha 16052967480 FRANCISCO FULVIO CESA GOMES SIM
RN José da Penha 16052970430 FRANCISCO JAILSON BORGES PEREIRA SIM
RN José da Penha 16291503787 FRANCISCO JANEDSON BATISTA MAIA SIM
RN José da Penha 20036193679 FRANCISCO LOPES DE SOUZA SIM
RN José da Penha 16052967596 FRANCISCO XAVIER DA SILVA ISRAEL SIM
RN José da Penha 10549009679 FRANCISCO XAVIER MAIA SIM
RN José da Penha 16185235065 GERALDA ALVES DE FONTES FERREIRA SIM
RN José da Penha 20036193229 GERALDO CAVALCANTE ROCHA SIM
RN José da Penha 10407232696 GILBERTO PEREIRA SARMENTO SIM
RN José da Penha 16062032425 GILDERLANDIA DA COSTA SIM
RN José da Penha 16197119936 GILNEIDE PEREIRA CHAVES DE MORAIS SIM
RN José da Penha 16185206138 IARA MARIA DA SILVA PINTO SIM
RN José da Penha 16185206618 IDERLANDIA CAJÉ DA SILVA SIM
RN José da Penha 16185207053 IGENIVALDA MARIA LEITE FONTES SIM
RN José da Penha 16185211077 IRENEIDE LEITE DE FONTES CAVALCANTI SIM
RN José da Penha 13006005456 IVONEYGON FERREIRA DE LIMA SIM
RN José da Penha 16321556174 JADEILZA CLAUDETE DE MORAIS SILVA SIM
RN José da Penha 16270869588 JANIO MOURA NUNES SIM
RN José da Penha 12532511887 JEANE MAGNA BELARMINO DE OLIVEIRA SIM
RN José da Penha 20687024956 JESSICA LEITE GOMES DE MOURA SIM
RN José da Penha 16062067474 JOÃO EUMAR DA COSTA SIM
RN José da Penha 12915650138 JOATAN DE MEDEIROS SIM
RN José da Penha 16325637594 JOSÉ AILTON BERNARDINO PAIVA SIM
RN José da Penha 16284668520 JOSE CARLOS DA SILVA SIM
RN José da Penha 20036193865 JOSE EDILSON DE MOURA SIM
RN José da Penha 16227991180 JOSE ILDEMAR MONTE DE ANDRADE SIM
RN José da Penha 16052991810 JOSÉ ILDIMÁRIO DA SILVA FERREIRA SIM
RN José da Penha 12236328283 JOSÉ ISRISMAR GONÇALVES DE SOUZA SIM
RN José da Penha 22000978931 JOSE JUCELIO CEZAR DA COSTA SIM
RN José da Penha 12624546776 JOSÉ LEQUIZEUDO DE LIMA SIM
RN José da Penha 16052995824 JOSÉ VALDEMIR ROCHA SIM
RN José da Penha 16328728876 JOSÉ VIEIRA DA SILVA SIM
RN José da Penha 16295411305 JOSEFA DA SILVA FERREIRA SIM
RN José da Penha 16185255546 JOSEFA FRANCIELIA DA SILVA SIM
RN José da Penha 12124957513 JOSIVAL SIMPLICIO DA COSTA SIM
RN José da Penha 16185281075 JOSIVANIA DE OLIVEIRA MARTINS SIM
RN José da Penha 16185292069 JUCILEIDE FONTES DO REGO SIM
RN José da Penha 16458516119 KARLA WILLIANE LACERDA CAVALCANTE FREITAS S I M
RN José da Penha 16184883047 KATIA PEREIRA BEZERRA SIM
RN José da Penha 21069588530 LEANDRO FERNANDES DA COSTA SIM
RN José da Penha 16053013375 LIDIA SANTANA DE ARAUJO SILVA SIM
RN José da Penha 13573967816 MAGDA CILENE LEITE SIM
RN José da Penha 20036170849 MANOEL DAMIÃO DE OLIVEIRA SIM
RN José da Penha 20036194713 MARCOS ANTONIO DE LIMA MARTINS SIM
RN José da Penha 16401662035 MARIA ANALICE MONTE DE ANDRADE SIM
RN José da Penha 20313621858 MARIA BETANIA ATANASIO DA SILVA SIM
RN José da Penha 20036188977 MARIA BETANIA DE ALMEIDA SIM
RN José da Penha 16511234925 MARIA CLAUDIA LEITE DA COSTA SIM
RN José da Penha 16405061397 MARIA CLENILDA FERNANDES DE LIMA SIM
RN José da Penha 16069241321 MARIA CRISTIANE DE LIMA SIM
RN José da Penha 16062127442 MARIA DA CONCEIÇÃO SIM
RN José da Penha 16463671208 MARIA DA LUZ ALVES SIM
RN José da Penha 16360046424 MARIA DAS DORES DA CONCEIÇÃO LEITE SIM
RN José da Penha 16360035090 MARIA DAS GRAÇAS BISPO FERREIRA SIM
RN José da Penha 12425537610 MARIA DAS NEVES BENTO DA SILVA SIM
RN José da Penha 16360081955 MARIA DE FÁTIMA ANDRADE SILVA SIM
RN José da Penha 16360028493 MARIA DE FATIMA COSTA ALVES SIM
RN José da Penha 16360044405 MARIA DE FATIMA JACOME COSTA SIM
RN José da Penha 16360082412 MARIA DE FATIMA MAIA E SILVA SIM
RN José da Penha 16360086140 MARIA DE JESUS FONTES DA SILVA SIM
RN José da Penha 16041691489 MARIA DE LOURDES RIBEIRO SIM
RN José da Penha 12379179052 MARIA DO CARMO FERREIRA DO VALE SIM
RN José da Penha 16360096340 MARIA DO SOCORRO BISPO SILVA SIM
RN José da Penha 16360030773 MARIA DO SOCORRO MAIA BERNARDO SIM
RN José da Penha 16360095263 MARIA DO SOCORRO SILVA SIM
RN José da Penha 16463189104 MARIA DUCILENE FERREIRA DE BRITO SIM
RN José da Penha 16360062322 MARIA ELIENE DA SILVA PEREIRA SIM
RN José da Penha 13075527644 MARIA ELISONEIDE FONTES VIEIRA ROCHA SIM
RN José da Penha 16360041910 MARIA ELZA FONTES DE QUEIROZ SIM
RN José da Penha 16360051509 MARIA FRANCIMARIA MAIA SIM
RN José da Penha 16360044650 MARIA GENIVAN DA SILVA COSTA SIM
RN José da Penha 16360064287 MARIA GERONICE DE FONTES RÊGO SIM
RN José da Penha 16360065550 MARIA GERUZA DO NASCIMENTO RODRIGUES S I M
RN José da Penha 16062146773 MARIA GILVANIA DA SILVA SIM
RN José da Penha 22803359013 MARIA IBANEZ BISPO SIM
RN José da Penha 20379680038 MARIA ILDACI LIMA DA SILVA SIM
RN José da Penha 16360044480 MARIA IVANIA DA COSTA SIM
RN José da Penha 16360046564 MARIA JOILMA DE ARAÚJO LEITE SIM
RN José da Penha 16360057558 MARIA JOSE DA LUZ NETA SOUZA SIM
RN José da Penha 16062125466 MARIA JOSE DA SILVA JALES SIM
RN José da Penha 16360086906 MARIA JOSEANA DO NASCIMENTO SILVA SIM
RN José da Penha 16360059992 MARIA JULIA DA ROCHA E SOUZA OLIVEIRA S IM
RN José da Penha 16062123994 MARIA LAURINEIDE DA SILVA FERREIRA SIM
RN José da Penha 16522139279 MARIA LEUDA DE ARAÚJO BENTO SIM
RN José da Penha 17048160452 MARIA LUCE DA COSTA SIM
RN José da Penha 16360104637 MARIA LUCIA FERNANDES CHAVES SIM
RN José da Penha 16360091535 MARIA LUCIA MAIA DA SILVA SIM
RN José da Penha 16453498236 MARIA LUCIENE DA SILVA RIBEIRO SIM
RN José da Penha 20339187144 MARIA LUCIENE RIBEIRO DA SILVA SIM
RN José da Penha 20037643821 MARIA LUCIETE FONTES DO NASCIMENTO S IM
RN José da Penha 16357150712 MARIA LUCINEIDE FERNANDES DE LIMA SIM
RN José da Penha 16072616780 MARIA LUCINEIDE RODRIGUES DE LIMA SIM
RN José da Penha 16360036860 MARIA LUZIA DA CONCEIÇÃO FONTES SIM
RN José da Penha 20036190696 MARIA LUZINETE FERNANDES SIM
RN José da Penha 16405114326 MARIA MARLI DA COSTA SILVA SIM
RN José da Penha 16053029212 MARIA MORAIS DO NASCIMENTO SIM
RN José da Penha 16467775075 MARIA NAZARÉ DA SILVA SIM
RN José da Penha 16053027112 MARIA NITAÉCIA DOS SANTOS MAIA LIMA S IM
RN José da Penha 16360045010 MARIA NOEME DE AQUINO COSTA SIM
RN José da Penha 16053030032 MARIA RAIMUNDA DE OLIVEIRA NÃO
RN José da Penha 16484300349 MARIA REGIANE DO NASCIMENTO SILVA FLORENCIO S I M
RN José da Penha 16053037932 MARIA ROMANA DA SILVA SIM
RN José da Penha 16360033381 MARIA SHIRLANDIA CAVALCANTE DUARTE S IM
RN José da Penha 16360065720 MARIA SIMÃO RODRIGUES SIM
RN José da Penha 16479072244 MARIA SOLANGE BORGES CAVALCANTE SIM
RN José da Penha 16062129623 MARIA SOLANGE LEANDRO SIM
RN José da Penha 16360065836 MARIA SOLEDADE PEREIRA COSTA RODRIGUES S I M
RN José da Penha 16360040426 MARIA VALDECY DA SILVA CAMILO SIM
RN José da Penha 16371607112 MARIA VERALUCIA FONTES CAVALCANTE S IM
RN José da Penha 16081617859 MARIA ZENILDA SOARES DA SILVA SIM
RN José da Penha 16062154334 MARIA ZILMA PEREIRA DE SOUZA SIM
RN José da Penha 16505913972 MARIA ZIRLENE DE ARAÚJO ALMEIDA SIM
RN José da Penha 16535112129 MARLENE DA SILVA FONTES SIM
RN José da Penha 16535112447 MARLENE PEREIRA DE QUEIROZ SIM
RN José da Penha 16372054362 MARLETE LEITE DE ARAÚJO MAIA SIM
RN José da Penha 16490118964 MARLIETE DA SILVA LIMA SIM
RN José da Penha 16053044270 MARTA FRANCISCA DE SOUZA SIM
RN José da Penha 16436296507 MARTA TARCIANE VILACER ANDRE SIM
RN José da Penha 16522660963 MONALISA ANDRESA COSTA SIM
RN José da Penha 16053046508 NADIA CRISTINA DE MORAIS DUARTE SIM
RN José da Penha 16608815116 NEURISMARA LIMA DA SILVA SIM
RN José da Penha 16628700926 OBERLANDIO VIDAL DA SILVA SIM
RN José da Penha 16062181803 PATRICIA KELLY DA COSTA EDVIRGENS SIM
RN José da Penha 16535140149 PAULA KARIELY DO NASCIMENTO RODRIGUES S I M
RN José da Penha 16535150012 RAIMUNDA MOREIRA ROCHA DE SOUZA S IM
RN José da Penha 16546034795 RAIMUNDA RAFAELA DE ARAÚJO SILVA SIM
RN José da Penha 16680061807 RAIMUNDO NONATO DA SILVA SIM
RN José da Penha 12539187635 RAIMUNDO NONATO DA SILVA ROCHA SIM
RN José da Penha 12539187651 RAIMUNDO NONATO ROCHA DE SOUZA S IM
RN José da Penha 16535160026 RITA DA SILVA OLIVEIRA VIRGÍNIO SIM
RN José da Penha 16062204935 ROMUALDO ROCHA PEREIRA SIM
RN José da Penha 16631834202 ROSALIA CAMILA DE OLIVEIRA SIM
RN José da Penha 12382034493 ROSÁLIA EVANGELISTA DE MORAIS SIM
RN José da Penha 16053058417 ROSANGELA MAIA DA SILVA E MOURA SIM
RN José da Penha 16644441298 ROSILEIDE SOUZA DE OLIVEIRA SIM
RN José da Penha 16535174507 ROSINETE ALVES PEREIRA DE ABREU SIM
RN José da Penha 16062210943 RUTH MARIA DE JESUS SIM
RN José da Penha 16687528964 SARA DEBORA DOS SANTOS SIM
RN José da Penha 16053060608 SEBASTIANA ALVES DA SILVA VIEIRA SIM
RN José da Penha 16062248584 SHEILLA MARIA CAVALCANTE DUARTE SIM
RN José da Penha 16680413525 SOLANE CRISTINE DE ARAÚJO ALMEIDA FONTES S I M
RN José da Penha 16062228362 TAISA DO NASICMENTO SILVA SIM
RN José da Penha 16053068447 TANAILDO DA SILVA CARLOS SIM
RN José da Penha 16053068528 TANILDO DA SILVA CARLOS SIM
RN José da Penha 16053069389 TELSANDRA DA SILVA CARLOS SIM
RN José da Penha 16645798890 VALCILENE PAULINO DA COSTA SIM
RN José da Penha 16638678656 VALDEISA MAIA ROCHA SIM
RN José da Penha 12438220440 VALDENIR BISPO SOBRINHO SIM
RN José da Penha 16069368615 VANUZA MARIA DE OLIVEIRA SOUZA SIM
RN José da Penha 16535221262 VERALÚCIA SOUZA DAMASCENA FONTES S IM
Fonte: cnm.org.br

quinta-feira, 19 de julho de 2012

A transposição da seca e da corrupção



A Delta, empresa ligada ao esquema de corrupção do Cachoeira, é a maior empreiteira da transposição. A situação está paralisando tudo prejuízo aos cofres públicos. Além da corrupção, a transposição não resolve o maior problema do Nordeste brasileiro: a seca. Confira a análise de Roberto Malvezzi em artigo publicado pelo sítio São Franscisco Vivo, 16-05-2012.
Pode parecer uma atitude menor de nossa parte reiterar críticas à Transposição nesse momento de seca, afinal, o sofrimento das pessoas e dos animais é infinitamente mais relevante que nossas divergências sobre determinadas obras.
Entretanto, é exatamente em função desse sofrimento, e da busca incessante para encontrar caminhos de solução, que esse debate mais uma vez se coloca na ordem do dia.
Ninguém acaba com a seca. Ela é um fenômeno natural e normal da região semiárida. Portanto, essas matérias sensacionalistas que gostam de falar de “terra esturricada, mata morta, animais morrendo”, revelam ignorância a respeito da região. Ela é assim e assim será. Por isso os índios já chamavam essa mata de “caatinga”, que quer dizer exatamente “mata branca”. Nada está morto, ao contrário, a caatinga hiberna, adormece para enfrentar um período sem chuva. Com as primeiras chuvas tudo volta à vida. Apenas o ser humano e os animais, trazidos de fora, não hibernam. Esses precisam comer e beber, enquanto a natureza se defenda por conta própria.
Mas, se a natureza não muda – a não ser por uma profunda mudança no clima global -, a infraestrutura para adequar o ser humano a essa realidade precisa ser mudada. Essa é a única saída inteligente. Costumamos repetir que os povos do gelo aprenderam a viver com o gelo, os povos do deserto aprenderam a viver no deserto, e que nós já deveríamos ter aprendido a conviver com o semiárido. Essa cultura inovadora está em construção, mas sofre resistências terríveis de quem aprendeu a ganhar poder e riqueza às custas da miséria do povo.
Para quem se lembra, o grande argumento governamental – de marketing – para bancar a Transposição era a proposta de abastecer 12 milhões de pessoas com água potável. Para tal, cunhou-se a divisão do semiárido brasileiro entre “Nordeste Setentrional” e o resto do “Nordeste”. Assim, induzia os incautos a pensarem que o semiárido está restrito ao Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Ainda mais, governo e parte da mídia, por desconhecimento ou interesses escusos, afirmavam que a Transposição iria levar água para o “semiárido”, desconhecendo totalmente a pertença da Bahia, Sergipe, Alagoas, Piauí, Maranhão e Norte de Minas ao mesmo semiárido.
Essa seca matou o argumento oficial. A seca começou em território baiano, onde qualquer estudante de geografia do Brasil, ensino primário ou médio, sabe que estão 40% do semiárido brasileiro. A Transposição, mesmo que funcionasse ou venha funcionar um dia, aponta na direção exatamente contrária ao território baiano. Aponta para Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

Dr. Manoel Bonfim Ribeiro, por quase uma década diretor do DNOCS, costuma dizer que as águas estocadas na Bahia cabem num único açude do Ceará. Para se ter uma idéia mais precisa, dos 36 bilhões de metros cúbicos de água que podem ser estocados no semiárido, 28 bilhões estão no Ceará. A Bahia possui capacidade para estocar apenas um bilhão de metros cúbicos.
A Transposição continua semiparalisada, a um custo que já supera oito bilhões de reais, sem por uma gota d’água a quem quer que seja. Ao contrário, destruiu açudes e cisternas por onde os canais já passaram, aumentando a penúria da população que esperava aquela água como redenção de suas vidas.
Para completar, o próprio Dr. Bonfim afirma que precisamos fazer a distribuição da água estocada nos açudes. Afinal, segundo informações recentes do governo cearense, os açudes da região estão em média com 70% de sua capacidade abastecida. Portanto, não falta água, falta distribuição. Para ele, temos apenas uma rede de cinco mil km de adutoras no semiárido, quando precisaríamos de 25 mil km para democratizar a água para o meio urbano. Segundo a Agência Nacional de Águas, 1700 municípios do Nordeste precisam de adutoras ou serviços de água para não entrarem em colapso hídrico até 2025.
Já expusemos à exaustão que essa seca, terrível em termos de diminuição das chuvas, mas prevista no clico das secas, ao menos não fará vítimas humanas na extensão daquela de 1982. A perda de safra e animais ainda é inevitável.
Continuaremos defendendo uma proposta sistêmica para todo semiárido, sem exclusões. O caminho é a convivência com esse ambiente, através de uma imensa malha de pequenas obras – se não fossem as cisternas para beber e produzir nesse momento, ainda que seja como depósito de água de pipas, o povo estaria bebendo lama de barreiros -, da agroecologia adaptada, da criação de animais resistentes ao clima, da apicultura, da garantia da terra aos agricultores, assim por diante. Para o meio urbano, a democratização da água através das adutoras, priorizando o abastecimento humano e a dessedentação dos animais.
Temos todos os meios nas mãos. Faltam estadistas que conduzam e aprofundem a revolução na relação com o semiárido. Quando assim for, secas serão apenas fenômenos naturais, não mais tragédias sociais.
Roberto Malvezzi em artigo publicado pelo sítio São Franscisco Vivo.