PARTICIPAÇÃO NO TRIBUNAL DO JÚRI - ESTAGIÁRIO DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE PAU DOS FERROS/RN-

PARTICIPAÇÃO NO TRIBUNAL DO JÚRI  - ESTAGIÁRIO DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE PAU DOS FERROS/RN-
A APROVAÇÃO NA SEGUNDA FASE DA OAB CONSOLIDA UM PROCESSO QUE CULMINARÁ COM A CONCLUSÃO DO CURSO EM 2015 E OPORTUNAMENTE EXERCER O EXECÍCIO DA ADVOCACIA.

sábado, 13 de outubro de 2012

Prefeitura tem obrigação de oferecer vagas suficientes em creches


Em 2000 o número de crianças matriculadas em creches no Brasil não chegava a 1 milhão. Uma década depois já são mais de 2 milhões


Atualmente são menos de 20% de crianças de até três anos matriculadas em creches (Foto: Reprodução/TV Fronteira)

As Prefeituras têm por obrigação garantir vagas em creches para todos que necessitem. A grande maioria dos municípios tem dificuldade em suprir essa necessidade. O tema tem se tornado um desafio para os prefeitos que foramo eleitos em outubro.

No ano 2000 o número de crianças matriculadas em creches no Brasil não chegava a 1 milhão (916.864). Uma década depois, são 2.298.707 milhões, um aumento de mais de 150% provocado pelos tempos modernos.
"A família vem se transformando ao longo do tempo. E nós vivemos hoje uma situação em que as famílias, tanto o pai, quanto a mãe, independente da sua classe social, precisam trabalhar", explica o psicólogo de educação, Irineu Tuim Viotto Filho.
O Fundo Nacional da Educação prevê que até o ano 2020 pelo menos 50% das crianças de até três anos estejam matriculadas em creches. Atualmente são menos de 20%, em parte porque a oferta de vagas é bem menor que a procura.
"Não tenho dúvida que esse é um desafio para os próximos governantes. E digo para a maioria dos governantes, porque esse aí não é um problema da nossa região, mas é do Estado todo e eles têm que estar preparados. Passa a ser dever do Estado e dever do município criar condições concretas para que tenhamos escolas de qualidade e creches de qualidade”, salienta o promotor da Infância e Juventude de Presidente Prudente, Luiz Antônio Miguel Ferreira.

E os pais também têm um papel importante nisso. Afinal, são eles que escolhem nas urnas os políticos que irão administrar todos os recursos do município.

"O pai tem duas situações que pode avaliar. Primeiro, saber escolher bem seus governantes. E segundo, buscar a efetivação dos seus direitos. Pode ser via Ministério Público, defensoria, por advogado, quem quer que seja. Mas se é um direito que está previsto em lei, ele deve buscar esse direito", informa o promotor. Fonte: iFronteira
Doblog: DE QUE LADO VOCÊ FICOU? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário