PARTICIPAÇÃO NO TRIBUNAL DO JÚRI - ESTAGIÁRIO DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE PAU DOS FERROS/RN-

PARTICIPAÇÃO NO TRIBUNAL DO JÚRI  - ESTAGIÁRIO DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE PAU DOS FERROS/RN-
A APROVAÇÃO NA SEGUNDA FASE DA OAB CONSOLIDA UM PROCESSO QUE CULMINARÁ COM A CONCLUSÃO DO CURSO EM 2015 E OPORTUNAMENTE EXERCER O EXECÍCIO DA ADVOCACIA.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A MENTIRA DAS URNAS.



Ao buscar subsídios para falar aos companheiros de caminhada nesta eleição e mantê-los animados após o resultado das urnas me vali de um livro publicado pela editora Record, de MAURICIO DIAS, que tem como título: “A MENTIRA DAS URNAS – Crônica sobre dinheiro & fraudes nas eleições”. O mesmo faz um relato de como o eleitor escolhe os seus candidatos, deixando de analisar suas propostas e ficando preso ao recebimento de dinheiro, se reduzindo assim a CONDIÇÃO DE MERCADORIA, em alguns casos MERCADORIA DO PARAGUAI, pois os valores são irrisórios ou a AMEAÇA DE QUE QUANDO ADOECEREM NÃO TERÃO DIREITO AO MEDICAMENTO OU A AMBULANCIOTERAPIA. Uma outra análise interessante é que nem sempre os analfabetos e os poucos escolarizados são os únicos responsáveis pela comercialização do voto, pois muitos acadêmicos, graduados ou pós-graduados também comercializam seus votos, esses mais CAROS É CLARO, E TAMBÉM PELAS MESMAS CONDIÇÕES, PROMESSAS DE BOLSAS DE TRABALHO, EMPREGOS SEM CONCURSOS, mas se REDUZINDO TAMBÉM A CONDIÇÃO DE MERCADORIA. O Autor na parte inicial faz citações de um dos maiores pensadores e cientista político moderno, o italiano Noberto Bobbio e de um famoso escritor brasileiro, que na sua época já denunciava essa mazela eleitoral, Eis alguns trechos:
“Os votos, como qualquer mercadoria, podem ser comprados” Noberto Bobbio
“Eu, pobre rapaz sem experiência, ficava embasbacado quando ouvia dizer que todo o mal das eleições estava no método; mas não tendo outra escola, acreditava que sim, e esperava a lei” Machado de Assis.
Segue o autor:
“Em países com grande concentração de riqueza como o Brasil – produtor, portanto, de muita injustiça e desigualdade-, a legitimidade da eleição, que se expressa na opinião da maioria, tem um grau de contaminação produzido pelo dinheiro que falseia a representação e, muitas vezes, alcança o patamar do romancista José de Alencar por razões similares – em outro tempo- chamou de “extorsão da soberania popular”. O dinheiro deturpa e, em certos casos, determina a vontade do eleitor, e a eleição deixa de ser reflexo da livre vontade do cidadão e passa a ser uma mentira”....
Sobre a questão da dominação política e imposição do poder político e econômico sobre o eleitor, faz a seguinte citação:
“O voto de cabresto não foi extinto. Zezinho Bonifácio – político mineiro- chamava isso de” voto de gratidão” do eleitor carente a benefícios recebidos diretamente do político ou de seus prepostos. Essa é a filosofia da cabresto: dê cá seu voto, toma lá seu pão.
Após a reflexão todos se reanimaram e renovaram o compromisso de continuar firmes no propósito de continuar fazendo política com “P” maiúsculo e na certeza de que quem assim procede nunca é perdedor, SOMOS TODOS GRANDES VITORIOSOS. A quem interessar, uma ótima leitura do livro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário