PARTICIPAÇÃO NO TRIBUNAL DO JÚRI - ESTAGIÁRIO DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE PAU DOS FERROS/RN-

PARTICIPAÇÃO NO TRIBUNAL DO JÚRI  - ESTAGIÁRIO DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE PAU DOS FERROS/RN-
A APROVAÇÃO NA SEGUNDA FASE DA OAB CONSOLIDA UM PROCESSO QUE CULMINARÁ COM A CONCLUSÃO DO CURSO EM 2015 E OPORTUNAMENTE EXERCER O EXECÍCIO DA ADVOCACIA.

terça-feira, 10 de julho de 2012

O arcebispo emérito do Rio de Janeiro, dom Eugênio de Araújo Sales, 91, morreu vítima de um infarto



O arcebispo emérito do Rio de Janeiro, dom Eugênio de Araújo Sales, 91, morreu nesta segunda-feira (9), às 22h30, vítima de um infarto enquanto dormia. Dom Eugênio era o mais antigo cardeal da Igreja Católica. Segundo a Arquidiocese do Rio de Janeiro, o cardeal morreu na sua casa, no Sumaré, na zona norte da cidade.
O velório será nesta terça-feira (10) na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no centro do Rio. Já o enterro ainda não tem data marcada, mas deve acontecer na quarta-feira (11), quando o irmão de dom Eugênio, dom Heitor Sales, voltar de uma viagem à Europa.
Nascido em Acari (RN) no dia 8 de novembro de 1920, dom Eugênio Sales fez seus primeiros estudos em Natal e ingressou, em 1931, no Seminário Menor. Estudou Filosofia e Teologia no Seminário da Prainha, em Fortaleza. No dia 21 de novembro de 1943, dom Eugênio foi ordenado sacerdote.

Em 1954, aos 33 anos, foi nomeado bispo auxiliar de Natal pelo papa Pio 12. Em 1962 foi designado administrador apostólico da Arquidiocese de Natal, função que exerceu até 1965.

Em 1964, tornou-se administrador apostólico da Arquidiocese de Salvador e, quatro anos depois, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, pelo papa Paulo 6º.

Dom Eugênio foi o criador das Comunidades Eclesiais de Base e da Campanha da Fraternidade. Outro ponto de destaque na vida de dom Eugênio foi o abrigo a perseguidos políticos durante o regime militar.

Em 1969, dom Eugênio foi nomeado cardeal pelo papa Paulo 6º. No dia 13 de março de 1971, o papa o nomeou arcebispo do Rio de Janeiro, função que exerceu até 2001, quando sua renúncia foi aceita.

Dom Eugênio foi um dos primeiros bispos brasileiros a implantar o Diaconato Permanente, para que homens casados entrem para o clero. Foi também membro de onze congregações no Vaticano.

Dom Eugênio Sales possuía os títulos de cardeal protopresbítero (o mais antigo em idade e/ou nomeação entre os cardeais presbíteros) e arcebispo emérito (aposentado) da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
 Fonte:UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário