PARTICIPAÇÃO NO TRIBUNAL DO JÚRI - ESTAGIÁRIO DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE PAU DOS FERROS/RN-

PARTICIPAÇÃO NO TRIBUNAL DO JÚRI  - ESTAGIÁRIO DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE PAU DOS FERROS/RN-
A APROVAÇÃO NA SEGUNDA FASE DA OAB CONSOLIDA UM PROCESSO QUE CULMINARÁ COM A CONCLUSÃO DO CURSO EM 2015 E OPORTUNAMENTE EXERCER O EXECÍCIO DA ADVOCACIA.

sábado, 7 de abril de 2012

GRUPO CEARENSE APROVEITA MALHAÇÃO DO JUDAS PARA PROTESTAR CONTRA A CORRUPÇÃO. UM EXEMPLO A SER SEGUIDO.



Incomodar os maus políticos é a tônica tradicional brincadeira popular, que acontece no sábado de Aleluia

Crato. Devido aos constantes casos de corrupção tornados públicos e a proximidade das eleições para vereadores e prefeitos dos Municípios, o tema corrupção foi o que mais indignou a maioria dos 15 mil votantes que elegeram o Judas do Crato, neste ano. Após o processo eleitoral para a escolha do personagem Honestino Beuzebu, o político corrupto, que irá simbolizar o Judas Cratense, a população se prepara para a tradicional festa de malhação do Judas, que acontecerá no próximo sábado das 14 às 22 horas.

O cortejo terá o boneco, sendo levado por uma carroça acompanhada da banda cabaçal dos irmãos Anicetos, grupo de caretas do Mestre Cirilo, atores e brincantes de vários folguedos.

Esse sairá da Praça Pitias Peixoto, próximo à Prefeitura da cidade, seguindo pelos bairros Pinto Madeira e São Francisco, até chegar ao Centro Cultural do Araripe, onde vai acontecer o roubo do sitio do Judas, a leitura e distribuição do cordel- testamento do Judas e a explosão do boneco. Logo após a brincadeira, haverá um show de forró pé de serra, com a participação do cantor Silvio Clay.

O projeto de malhação do Judas do Crato é da Companhia Cearense de Teatro Brincante e teve início ainda no ano 2000. Durante esse período, a manifestação foi se popularizando devido ao elevado grau de protesto contra as mazelas que afetam a população. Na cidade, o povo se prepara para punir personalidades políticas, pessoas, serviços ou instituições que mais caíram na antipatia popular, em virtude de terem cometido alguns gestos condenáveis. A malhação do Judas do Crato chega a reunir, anualmente, aproximadamente 5 mil pessoas.

Em seu testamento, o Judas costuma deixar, como herança para a população, a riqueza amealhada durante sua vida de traição. Para este ano, o texto foi escrito em versos populares que fazem uma abordagem política relacionada à corrupção, citando vários casos que afetaram a cidade, o Estado e o País, como o desvio de verbas para a reconstrução do Canal do Rio Grangeiro, o escândalo dos kits dos banheiros sanitários, o caso Demóstenes Torres, entre outros que tiveram grande repercussão. Nos anos anteriores, outros personagens relevantes já foram o Judas do Crato. O primeiro deles foi mosquito da dengue. Mas, já houveram outros como o político americano George Bush, o juiz Percy Barbosa, que matou um vigia em Sobral, Adriana Almeida, que tirou a vida do seu esposo após ele ter sido sorteado na Mega Sena, Dom Cárpio, bispo da Bahia que foi contra a transposição das águas do Rio São Francisco, Pedofilus Safadus, em referência a crescente onda de pedofilia no mundo, Cabelo do Cão, um juazeirense que matou um mendigo e causou comoção e medo na população e o Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o organizador da manifestação, Cacá Araujo, a escolha dos personagens que representam o Judas do Crato, geralmente, incomoda os políticos e pessoas da comunidade.
Fonte: Diario do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário