PARTICIPAÇÃO NO TRIBUNAL DO JÚRI - ESTAGIÁRIO DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE PAU DOS FERROS/RN-

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A APROVAÇÃO NA SEGUNDA FASE DA OAB CONSOLIDA UM PROCESSO QUE CULMINARÁ COM A CONCLUSÃO DO CURSO EM 2015 E OPORTUNAMENTE EXERCER O EXECÍCIO DA ADVOCACIA.

domingo, 22 de maio de 2011

Educação: Falta de interesse do aluno ou do professor?

A situação da educação em nosso país chega a ser lamentável, o país auto-suficiente em petróleo, participante do G-20, membro do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), retrata um quadro desapontador no que se diz respeito à educação. Quais seriam as causas para essa deficiência que teimam em não querer resolver da maneira certa? Falta de interesse do governo, do professor, do aluno, do povo, ou uma mistura de todos esses grupos?
A resposta pode não ser simples mais é fácil perceber que a educação ainda não foi tratada com a atenção que merece. É claro que não podemos desprezar os avanços sofridos na área da educação, mas também não podemos ignorar o fato de que pouco foi feito e muito ainda há para se fazer.
Sendo um pouco mais agressivo eu irei falar sobre a falta de interesse que alunos e professores demonstram na maioria das instituições públicas de ensino do nosso país. A falta de interesse pode ser causada por diversos motivos, por exemplo, um aluno que sabe que mesmo com notas insatisfatórias e um fraco rendimento escolar será passado de ano, empurrado para a série seguinte, então por que ele iria estudar sabendo que será aprovado sem esforço algum? O aluno que tem um (até mesmo mais que um) professor que falta com frequência e quando comparece, executa uma aula de péssimo nível, isso quando de fato a aula é executada. Este aluno não tem em seu próprio professor um exemplo.
O mais interessante em tudo isso é que o mesmo professor que nega aos seus alunos uma aula de qualidade que lhes é de direito, participa de greves ridículas para aumento de salário, com uma cara de pau tremenda.
Por outro lado, existe o aluno desinteressado por motivos de classe social, estudos da Fundação Getúlio Vargas afirmam que 35% das desigualdades sociais brasileiras podem ser explicadas pela desigualdade no ensino. Muitas vezes a educação moral recebida em casa é precária e deficiente em diversos pontos e a escola que deveria concertar isso acaba piorando a situação por não impor autoridade suficiente para reeducar estes alunos.
Um dado alarmante é o publicado pela UNESCO em 26 de outubro de 2006, onde o Brasil é colocado na 72º posição, em um ranking de 125 países. Com a velocidade de desenvolvimento atual, o Brasil só atingira o estágio presente de qualidade os países mais avançados em 2036.
O problema da educação somente será solucionado quando o povo, ainda adormecido nessa questão, começar a cobrar duramente o governo para ocorrerem mudanças, a conscientização de pais, filhos e professores é crucial para que se possa melhorar a situação, ambas as partes devem colaborar ou continuaremos na ignorância em que vivemos.
(www.umavisaopolitica.blogspot.com)

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