PARTICIPAÇÃO NO TRIBUNAL DO JÚRI - ESTAGIÁRIO DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE PAU DOS FERROS/RN-

PARTICIPAÇÃO NO TRIBUNAL DO JÚRI  - ESTAGIÁRIO DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE PAU DOS FERROS/RN-
A APROVAÇÃO NA SEGUNDA FASE DA OAB CONSOLIDA UM PROCESSO QUE CULMINARÁ COM A CONCLUSÃO DO CURSO EM 2015 E OPORTUNAMENTE EXERCER O EXECÍCIO DA ADVOCACIA.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Sobre a natureza humana e seus impasses.



Todo grande sistema de pensamento, seja ele politico ou econômico, tem como meta o desejo de transformar a natureza humana. 
Esse tema é tão amplo que pode abarcar tanto a história das religiões, as teorias politicas e filosóficas, como a própria educação.
A ânsia do homem em "corrigir" os defeitos do próprio homem já produziu desde o Terror instalado com a Revolução Francesa através dos Jacobinos, até a própria revolução russa na ex-União Soviética a partir de 1917 e em especial depois que Stalin assumiu o poder com a morte de Lênin.
Mesmo com as evidências do desastre de várias dessas tentativas, ainda assim a ânsia humana não se abate. Em um mergulho vertical, é possível asseverar que a história de todo preconceito deriva também dessa tentativa, em alguns casos ensandecidos, de tamponar as "falhas" da natureza humana corrigindo-as. Por sinal, é possível perceber que a história da pedagogia está envolta com essa discussão.

Na antiguidade, o precursor dessa ideia no sentido filosófico foi Platão em seu livro "A República" dando inicio a essa busca de criar uma sociedade modelo, ideal e perfeita, originando uma sequência que terminou desaguando em Thomas Hobbes até atingir em cheio a mente poderosa de Karl Marx.
A questão central que se mostra por trás dessa tentativa de correção humana é a dificuldade que o ser humano tem de conviver e aceitar as diferenças humanas. Não é à toa o ditado popular que diz após uma discussão em que os combatentes passam as vias de fato: "vamos tirar nossas diferenças". Ou seja, o que sobressai dessa frase é que não pode haver espaço para dois tipos de pensamento, ou mesmo duas formas de compreender e estar no mundo. O que sobre é: um ou outro e não um e outro.
 Esse desejo de pensamento único foi a força motriz de onde as grandes tiranias retiraram sua força e ideologia se erguendo, sempre sobre os ombros dessa ânsia. Por outro lado, não é difícil enxergar que a democracia enquanto sistema de governo continua ainda sendo o melhor confronto a essa ideia de não conviver com os contrários. Desse choque nasce o que se chama de civilização. Trata-se de uma luta titânica, porque a sedução que pode aparecer e se erguer a partir e com a ideia de modelar a natureza humana ronda no ar permanentemente.
Em época de debate e disputa politica como agora aqui entre nós, no Brasil, nunca é demais voltar a um tema que já produziu algumas das mais bárbaras e sangrentas páginas da história humana.
Fonte: nominuto.com
Espaço Livre
Laurence Bittencour

DO BLOG: A leitura deste texto nos leva a entender porque alguns “ditos” representantes do povo se incomodam tanto com algumas verdades pontuadas nesta campanha. Um modelo novo de campanhas esta sendo posto em prática em diversos municípios deste país. O povo dispõe na atualidade de mais mecanismos de como tomar conhecimento das ações desenvolvidas pelo poder público, das verbas que são destinadas para cada ente federativo nacional. O mais importante nesta campanha tem sido a tentativa de alguns candidatos em promover uma AMPLA DISCUSSÃO SOBRE O QUE PRETENDEM FAZER CASO VENÇAM AS ELEIÇÕES. Ao contrário temos candidatos preso ao passado tentando a todo custo sobreviver do que foi feito, ora, o que foi feito, foi por pura obrigação de quem esteve a frente dos executivos municipais, o que nos interessa É O FUTURO. O QUE SERÁ FEITO A PARTIR DE 1º DE JANEIRO DE 2013. A LIBERDADE DE EXPRESSÃO, DE PENSAMENTO, É UMA CONQUISTA E JAMAIS PODERÁ HAVER RETROCESSOS NESTA ÁREA. SE ESSES AVANÇOS INCOMODAM, PACIÊNCIA...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário