PARTICIPAÇÃO NO TRIBUNAL DO JÚRI - ESTAGIÁRIO DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE PAU DOS FERROS/RN-

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A APROVAÇÃO NA SEGUNDA FASE DA OAB CONSOLIDA UM PROCESSO QUE CULMINARÁ COM A CONCLUSÃO DO CURSO EM 2015 E OPORTUNAMENTE EXERCER O EXECÍCIO DA ADVOCACIA.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

IDEB. A REALIDADE DOS NÚMEROS

MATÉRIA PUBLICADA NO PORTAL NOMINUTO.COM ANALIZANDO OS NUMEROS DO IDEB 2009, RETRATA O BAIXO NIVEL EDUCACIONAL DO RN . POUCO O QUE COMEMORAR, MUITO O QUE FAZER.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o Rio Grande do Norte, bem como outros quinze estados brasileiros, não atingiu a média nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente ao ano de 2009. O resultado do estudo foi divulgado pelo Ministério da Educação na última quinta-feira (1º).O relatório apontou que o estado apresentou nota 3,9 para as séries iniciais e 3,3 para as séries finais do ensino fundamental, enquanto a média do país foi de 4,6 e 4,0 para os níveis iniciais e finais, respectivamente. No que concerne aos resultados referentes ao ensino médio, o estado registrou com uma média de 3,1, resultado abaixo do resultado nacional, que foi de 3,6.Quando comparados aos números da região Nordeste, que obteve apenas um estado com notas equivalentes à média nacional – o Ceará –, os resultados alcançados pelo Rio Grande do Norte também revelam indicadores abaixo da média. A diferença, entretanto, não é tão expressiva como a registrada na comparação com os índices nacionais. O estado só conseguiu superar o resultado da região nos níveis de iniciais do ensino fundamental, onde a média nordestina atingiu a nota 3,8. Nos níveis finais do ensino fundamental e no ensino médio, a região apresentou médias de 3,4 e 3,3, respectivamente.Apesar dos resultados do Rio Grande do Norte não ultrapassarem a média alcançada pelo resto do país, os índices do ano de 2009 apresentaram crescimento quando comparados aos registrados no último relatório do Ideb, referente ao ano de 2007. Naquele ano, o estado conseguiu média de 3,4 para as séries iniciais e 3,1 para as séries finais do ensino fundamental. A média para as séries do ensino médio foi de 2,9.O Ideb foi criado em 2007 e tem como principal objetivo medir a qualidade das escolas das redes municipais e estaduais de ensino. Os indicadores, que são calculados com base no desempenho individual dos estudantes nas avaliações das disciplinas português e matemática e nas taxas de aprovação das instituições, são estabelecidos por uma escala que vai de zero a dez.De acordo com o sub-coordenador de Avaliação Educacional da Secretaria Estadual de Educação, Afonso Gomes, o resultado alcançado pelo estado, apesar de não estar compatível com a média nacional, pode sim ser comemorado. O motivo para celebração, segundo observa, é o fato de o Rio Grande do Norte ter conseguido atingir no Ideb deste ano as metas projetadas para o ano de 2015 pelo Ministério da Educação, nas primeiras séries do ensino fundamental.“O Rio Grande do Norte evoluiu tanto quanto as demais unidades da federação. O que tem que ser observado, entretanto, é que quando a corrida começou o estado estava bem atrás. Sendo assim, o avanço observado pode parecer insuficiente, mas, na verdade, o efeito em linha crescente deve ser comemorado”, disse ele, completando que todo e qualquer progresso na área da educação é vagaroso. Na avaliação de Gomes, o desempenho do estado deve ser analisado levando em consideração os resultados dos demais estados da região Nordeste. “Não podemos isolar o Rio Grande do Norte. Se constatamos pouco crescimento no estado, isso também está relacionado às condições da região na qual ele está inserido. A conjuntura nordestina também interferiu para que os resultados de estados como Paraíba e Pernambuco apresentassem avanços moderados”, explicou.Segundo o coordenador, a Secretaria está trabalhando para melhorar os indicadores. Programas de capacitação de professores, desenvolvidos em parceria com o governo federal e ações independentes implantadas em cada escola são, segundo ele, o caminho para melhorar os índices no Rio Grande do Norte no Ideb. “Ainda há muito a ser feito pela educação no estado. Com os resultados do relatório, a Secretaria vai analisar o impacto gerado por cada programa e, assim, determinar o que pode ser feito para aprimorar a educação”, disse.

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